Sintra recebe lançamento do livro Os Meninos-do-Rio

Sintra recebe lançamento do livro Os Meninos-do-Rio

Sintra foi palco para o lançamento do livro “Os Meninos-do-Rio”, de Maria Pitta, na passada sexta-feira, dia 1 de outubro, inserido no projeto Peixes Nativos e de forma a assinalar o Dia Nacional da Água celebrado nesta data.

A cerimónia de lançamento ocorreu no Museu de História Natural de Sintra, lugar onde está presente a exposição “Ictiofauna Nativa da Região Oeste”, patente até dia 24 de outubro e que faz parte também deste projeto ao qual o Município de Sintra aderiu.

O projeto Peixes Nativos é desenvolvido por investigadores do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA e Águas do Tejo Atlântico e Aquário Vasco da Gama, coordenado pela Bióloga Carla Sousa Santos.

Os objetivos desta iniciativa passam pela avaliação científica das espécies ameaçadas de peixes ciprinídeos nativos, em época estival, e a sensibilização da comunidade escolar e seu desenvolvimento nas ações de monitorização.

Para o Diretor Delegado dos SMAS – Sintra, Carlos Vieira, o tema deste projeto é de “elevada relevância na medida em que sensibiliza os mais novos para a preservação do ambiente, nomeadamente da água”. “A questão ambiental é uma das mais importantes a nível nacional e internacional e, em Sintra, investimos cada vez mais num bom saneamento e na remodelação do abastecimento de água, que resulta da diminuição constante do valor de perdas de água no concelho”.

O livro Meninos-do Rio vem reforçar a componente pedagógica, culminando numa grande proximidade desta temática com os alunos do concelho, que são convidados a ser biólogos por um dia.

Esta cerimónia contou também com a presença da autora livro, Maria Pitta, do diretor de departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Francisco Teixeira, do vice-presidente da CCDR LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, José Manuel Alho, do coordenador do polo de investigação MARE-ISPA e diretor da Escola de Biociência do ISPA, Manuel Eduardo dos Santos, e do administrador da Águas do Tejo Atlântico, Hugo Xambre Pereira.

Mais informações sobre a exposição “Ictiofauna Nativa da Região Oeste”.

Saiba mais sobre este projeto AQUI.


Imprimir