Sintra na corrida ao Prémio Guarda-Rios

Sintra na corrida ao Prémio Guarda-Rios

O Projeto Peixes Nativos - monitorização e educação ambiental, que a Câmara Municipal de Sintra integra, está nomeado ao Prémio Guarda-Rios, cuja votação decorre até 9 de agosto.

O Prémio Guarda-Rios pretende destacar as boas-práticas na gestão dos nossos rios, assim como o envolvimento da comunidade numa perspetiva de sustentabilidade futura.

Sintra integra o grupo de 7 municípios, do Projeto Peixes Nativos, que promove a preservação de espécies nativas e dos seus habitats associada à monitorização anual, na época de seca estival, espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes do centro do país, promovendo a literacia ambiental sobre a importância dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.

O Projeto Peixes Nativos resulta de uma parceria entre o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A. e é desenvolvido em Sintra desde 2019 no Rio Jamor, Serra da Carregueira-Belas, na Ribeira de Cabrela, na Terrugem, aos quais se juntará a Ribeira de Colares, e conta com a participação como Guardiões dos Ribeiros as escolas EB1 Mário Cunha Brito, a EB1 nº 2 de Queluz e a Escola Básica de Faião, na Terrugem.

O resultado final da votação será divulgado a 23 de agosto e a entrega dos prémios será feita durante a Gala Guarda-Rios, a realizar-se no Dia Nacional da Água, a 1 de outubro.

Mais informação e votação AQUI


Imprimir