Sintra assinala Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos

Sintra assinala Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos

A Câmara Municipal de Sintra associa-se uma vez mais à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) que decorre de 20 a 28 de novembro, tendo como temática "Comunidades Circulares".

A Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos pretende aumentar a consciencialização sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de materiais da União Europeia e dos Estados-Membros; divulgar o trabalho realizado pelos participantes da EWWR; mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a desenvolverem iniciativas no âmbito dos temas-chave da Semana e reforçar a capacitação das partes interessadas da EWWR fornecendo ferramentas de comunicação e formação específicos.

Assim, na semana da EWWR, estará disponível no Mercado do Cacém, enfeites de natal e outros produtos feitos unicamente com materiais reutilizados, provenientes do Banco de Recursos, e de onde se destacam árvores de natal, presépios, mantas de retalhos, porta-chaves, entre muitos outros, executados integralmente por voluntários de várias associações do concelho.

Os SMAS de Sintra também se associam à iniciativa e no dia 20 de novembro, promovem duas ações:
• “Sintra e os Biorresíduos” - Alargamento da área de recolha, com Ação de Sensibilização e divulgação nas áreas abrangidas
• ação de sensibilização para a não deposição ilegal de resíduos

As ações realizadas no âmbito desta semana abordam os 3Rs: Redução de resíduos, Reutilização de produtos e Reciclagem de materiais. Esses são os principais Rs a ter em mente ao reavaliar os hábitos de consumo.


Imprimir