Sintra foi reconhecida, pelo Comité das Regiões, com duas boas práticas ambientais: o projeto Eixo Verde Azul e o programa de requalificação do parque escolar.
Já se iniciou o período de infestação dos pinheiros pela processionária, vulgarmente conhecida como lagarta do pinheiro. Esta espécie pode levar ao aparecimento de urticárias agudas de contacto.
Foi aprovado, em reunião de executivo, a adesão da Câmara Municipal de Sintra às metas para 2030 do novo Pacto de Autarcas, refletindo a atualização do compromisso municipal com as políticas europeias e nacionais ao nível do clima e energia.
A Câmara Municipal de Sintra aderiu ao Acordo Cidade Verde, um compromisso ambiental que tem como objetivo tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a proceder à colocação à colocação de 195 conteúdos enterrados na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro, sem valor de 450 mil euros.
O Município de Sintra avançou, em outubro, com um novo sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares. O novo sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares, implementado pela Câmara Municipal e pelos SMAS de Sintra, assenta no lema “Bio-recursos: demasiado bons para desperdiçar!”
A Câmara Municipal de Sintra associou-se ao projeto Kids-Dive – Mergulhar com Crianças, Descobrir o Oceano, e leva centenas de estudantes a participar numa experiência virtual única de cariz ambiental.
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) disponibilizam, gratuitamente, sacos com capacidade de 1 metro cúbico, vulgarmente designados por Big Bag, para deposição de resíduos de construção e demolição (RCD).