Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

bannerDiaIntMulherCiencia
Categoria
Datas comemorativas
Data
2021-02-11

Em 2015 as Nações Unidas instituíram o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Este dia, visa alertar para as desigualdades de género que, como em tantas outras áreas, afetam a comunidade feminina nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Não só continua a existir uma desigualdade no acesso à educação, como também as oportunidades de emprego, remuneração e acesso a cargos mais elevados continuam a são ser equitativas. Também derivado de estereótipos de género, algumas carreiras são menos procuradas por mulheres e meninas.

Assim, este dia, através da Resolução 70/212, pretende promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres, desde a educação, até à sua inclusão e reconhecimento no mercado de trabalho, ajudando na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, com particular enfase para o ODS 5 – Igualdade de Género.

De acordo com a UNESCO, as mulheres representam apenas um terço dos investigadores do mundo e ocupam menos cargos seniores do que os homens nas melhores universidades.

Por outro lado, e contrastando com a realidade da investigação em laboratórios e universidades, na linha da frente da luta contra a COVID-19, nos hospitais, as mulheres representam 70% dos profissionais de saúde, liderando a resposta à pandemia, mas, consequentemente, estando entre os mais afetados pela mesma.

Assim, este é o tema de 2021: “Mulheres cientistas na vanguarda da luta contra a COVID-19”, prestando um tributo às mulheres cientistas que compõem as equipas de investigação sobre o vírus, tratamentos e vacina, e também àquelas que participam na luta diária contra a COVID-19 nas instalações hospitalares.

 
 

Todas as datas

  • 2021-02-11