Dia Nacional do Vigilante da Natureza

DiaNacionaldoVigilanteNatureza
Categoria
Datas comemorativas
Data
2021-02-02

O Dia Nacional do Vigilante da Natureza comemora-se a 2 de fevereiro, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1990.

Estes corajosos e empenhados profissionais têm a árdua tarefa, cada vez mais difícil e perigosa, de proteger os lugares naturais, a sua fauna e flora.

Conforme está exposto na legislação portuguesa “os Vigilantes da Natureza asseguram, nas respetivas áreas de atuação, as funções de vigilância, fiscalização e monitorização relativas ao ambiente e recursos naturais, nomeadamente no âmbito do domínio hídrico, do património natural e da conservação da natureza”.

Os Vigilantes da Natureza zelam pelo cumprimento da legislação aplicável à caça, à pesca e aos incêndios florestais em áreas protegidas e matas nacionais, bem como da legislação aplicável às ações de reflorestação das mesmas, além de procederem à recolha de elementos no âmbito da proteção e recuperação do ambiente, com vista à participação na realização de estudos neste domínio, colaborando também nos levantamentos dos usos, costumes ou práticas culturais no interior das áreas protegidas.

É um dia dedicado ao reconhecimento do árduo trabalho a que estes profissionais se dedicam de corpo e alma, sacrificando a sua vida familiar por largos períodos de tempo, suportando as inclemências do tempo e da natureza, enfrentando com coragem a sua missão de salvaguarda do Ambiente, apesar da falta de meios, de condições de trabalho e por vezes da falta de apoio das instituições a que pertencem.

É um dia em que se tenta despertar as consciências para a necessidade de valorizar a dedicação destes homens e mulheres na defesa do nosso património natural e cultural.

O reconhecimento do trabalho dos Vigilantes da Natureza é uma prova de respeito pela Natureza.

 
 

Todas as datas

  • 2021-02-02