Dia Nacional do Mar

IMG_6276_2
Categoria
Datas comemorativas
Data
2020-11-16

O Mar sempre fascinou o ser humano, a sua imensidão, a possibilidade de através dele chegar a outros destinos, a riqueza que possui e a riqueza que origina a quem o explora. A 6 de novembro assinala-se em Portugal este dia dedicado ao mar, e à ligação que povo português possui com esta imensidão de água salgada, mas nunca como hoje é tão importante salvaguardar este rico património.

Sintra tem uma situação geográfica única, com aproximadamente 25km de costa atlântica, ao longo desta imensa área costeira estão referenciados três habitats marinhos de interesse comunitário: o Habitat 1110 pt1, composto por bancos de areia permanentemente cobertos, sem vegetação vascular; o Habitat 1170, correspondente a recifes, e o Habitat 8330, formado por grutas marinhas submersas ou semi-submersas.

A costa Atlântica é ricamente povoada por espécies marinhas, como o polvo, a lula, o choco, mexilhão, caranguejos, sapateira, sargo, robalo, ou o linguado, entre muitas outras espécies que conferem à costa sintrense uma riqueza muito especial.

De acordo com um estudo de cientistas internacionais, “para que todas as espécies marinhas tenham uma porção do seu habitat preservado será necessária a criação de áreas de conservação (distribuídas por todos os oceanos) com uma área global estimada em 8,5 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, entre 26% e 47% de todos os oceanos têm que ser protegidos”. Assim, a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030, prevê o estabelecimento de Áreas Protegidas em 30% do mar Europeu até 2030, com proteção estrita para 1/3 dessas áreas (10% do território marinho da UE). Em Portugal existem 71 Áreas Marinhas Protegidas, o que corresponde apenas a 1% do mar nacional.

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, mais concretamente o Objetivo 14, apela à necessidade imperiosa de proteger a vida marinha, essencial à continuidade na vida no Planeta Terra.

É com base nas características únicas e porque é essencial proteger os oceanos, que Sintra pretende criar uma Área Marinha Protegida, preservando desta forma o meio marinho e os recursos naturais do Concelho, em sintonia com a Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

Proteger o mar, é preservar um património que é de todos, e que todos precisamos!

 

 

 
 

Todas as datas

  • 2020-11-16